Design sem nome (6)

Educação Infantil

DE 2 ANO A 5 ANOS

Na Educação Infantil, as interações e a brincadeira são os alicerces das práticas pedagógicas, pois são fundamentais para a capacidade de conviver, de estar junto, de dialogar e de participar.

A experiência de brincar, em interação com adultos e crianças, é a grande característica da experiência infantil e fundamental para que as crianças possam constituir-se como seres humanos e elaborar contínua e permanentemente aprendizagens sobre o mundo social e natural. Ao interagirem, as crianças atribuem sentidos e significados coletivos para o mundo. Dentre as formas culturais de agir, sentir e pensar das crianças pequenas, a brincadeira é o modo singular de elas se constituírem como sujeitos produtores de culturas infantis.

Na Pirim Plin Plin os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na BNCC – conviver democraticamente, brincar, participar ativamente, explorar, expressar-se e conhecer – são assegurados às crianças para que tenham condições de aprender e de se desenvolver, de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil.

Para atender a esses direitos, trabalhamos com conteúdos que propõe contextos favoráveis à significação e à apropriação da cultura pelas crianças, por meio de interações no espaço coletivo, e da produção de narrativas, individuais e coletivas, a partir de diferentes linguagens. Trabalhamos também com um material didático que inclui uma visão plural de mundo e um olhar que respeite as diferenças existentes entre as pessoas e entre os contextos ou culturas.

Design sem nome (6)