A Escola Pirim Plin Plin reflete o principio de que a criança tem acesso, desde que nasce aos conhecimentos e valores produzidos culturalmente em família e nos grupos sociais de que participa e aqueles difundidos por meio das mídias.
Desse modo ela é sujeito ativo, consumidor e produtor cultural. Disso decorre que o conhecimento só terá sentido para ela se as aprendizagens forem necessárias ao convívio social e ao seu cotidiano, bem como se ela também puder dialogar com esses saberes, fazendo hipóteses sobres eles.
Embora controverso, a integração da Educação Infantil impõe a concepção de um currículo a essa modalidade de ensino, que trabalhe as aprendizagens, diferenciando-as e articulando-as. O currículo desse segmento deve garantir que as crianças tenham experiências variadas com as diversas linguagens, reconhecendo que o mundo no qual estão inseridas, por força da própria cultura, é amplamente marcado por imagens, sons, falas e escritas.
Nesse processo, é preciso valorizar o lúdico, as brincadeiras e as culturas infantis. Assim, as aprendizagens trabalhadas na Educação Infantil são concebidas na escola para propiciar o contato com os múltiplos saberes de forma significava. Assim, o jogo e o brinquedo são trabalhados como importantes formas de aprendizado, em que a criança articula o conhecimento em relação ao mundo. Da mesma forma são trabalhados o respeito e a preservação da natureza, http://www.theessayclub.com/ a observação, o estimulo a autonomia e a construção da identidade da criança, visando ao desenvolvimento da criatividade, da curiosidade, do senso critico e do valor estético e cultural.
É preciso então, que as atividades propostas no material didático sejam efetivamente vivenciadas, por meio de ações físicas sobre o mundo – pegar, apertar, cheirar, experimentar, saltar, apalpar etc. Posteriormente, acrescenta-se a esse tipo de exploração a ação simbólica – imitar, falar, perguntar, brincar, desenhar, modelar, imaginar. Só então fará sentido registrar os resultados das vivências ou representar os conhecimentos aprendidos nas páginas do material, pois é consequência da experiência representará uma oportunidade para a criança reelaborar suas aprendizagens.
Na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências, sempre partindo de interações e brincadeiras como base. Essas aprendizagens, portando, constituem-se como objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. As propostas de atividades foram elaboradas sempre com o foco na apropriação dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento apresentados nos cinco campos de experiência da BNCC:
O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Adaptação
A adaptação consiste numa série de passos que facilitam a entrada da criança na rotina escolar, pois sabemos que é gradativo o processo de fazer novas ligações afetivas.
Sempre acompanhada de perto pelos pais e sem um período determinado, uma vez que cada criança tem seu ritmo e cada família suas características próprias.
Materiais Pedagógicos
Utilizamos o material didático SISTEMA DE ENSINO DOM BOSCO a partir das turmas de MINI – MATERNAL (crianças a partir de 1 (um) ano de idade. Este conteúdo serve de apoio ao professor para que o mesmo possa desenvolver, junto ao aluno, pesquisas, projetos e elaboração de trabalhos pedagógicos voltados para a proposta do Colégio.
Equipe Profissional
Temos uma equipe qualificada, em constante processo de atualização e comprometida com a proposta pedagógica, preparada para desenvolver habilidades e competências nos alunos. Nossos professores contam com a orientação e supervisão de um Coordenador Pedagógico. As turmas de Educação Infantil também contam com uma auxiliar de classe e professores especialistas nas aulas diversificadas.
Profissionais de Apoio
Contamos também com uma equipe multidisciplinar para apoio a pais e docentes, e desenvolvimento de um trabalho preventivo junto aos alunos na área da Saúde, com psicopedagoga, psicóloga e nutricionista terceirizados.
Informações Adicionais
⦁ Aulas extras curriculares para crianças a partir de 3 anos de idade ⦁ Aula Multimídia equipadas por um tablet por aluno ⦁ Aula de Ballet ⦁ Aula de judô ⦁ Aula gastronômica ⦁ Projeto Integrador de Inclusão Social ⦁ Músicas ⦁ Teatro ⦁ Educação ao Transito ⦁ Horta ⦁ Datas comemorativas e festas