A arte de escutar, observar e reproduzir.

A arte de escutar, observar e reproduzir, propicia a criança, a dar início à coordenação das expressões partindo da composição do seu mundo, por meio da percepção. A criança, por meio do fazer, reordena elementos extraídos da realidade, organiza-os, cria situações imaginárias, elaborando seu conhecimento sobre o mundo físico e social.

O contato com a arte por meio do desenho, da pintura dos jogos, do LÚDICO faz com que a criança selecione os aspectos de sua experiência e articulado com o legado cultural e quando estimulado a criança desenvolve-a de forma progressiva e completa.

Apesar da importância da arte para criança em seu desenvolvimento, existe a questão da desvalorização da disciplina de artes sendo inferiorizada em relação às outras disciplinas.

A formação de professores de artes é atípico, diferente de outras licenciaturas, pois ela só foi considerada realmente uma disciplina no currículo escolar com a designação na última LDB, em 1996.

Por todos esses motivos que a Pirim Plin Plin trabalha e explora a ARTE e as demais atividades sempre através do LÚDICO desde BERÇÁRIO AO PRÉ, nossos materiais Didático do Sistema de Ensino Dom Bosco é composto de apostila de Artes desde 1 (um) ano de IDADE.

snapchat-1777569842 snapchat-2142545912

5 Táticas para os pais dos alunos ajudarem a acabar com o bullying nas escolas

5-passos-bullying

Bullying é responsabilidade somente da escola, certo? Errado! Também é, mas não deixa de ser um problema da família e da sociedade. A grande preocupação é que os casos de bullying têm sido frequentes e, muitas vezes, o agredido não conta para ninguém, apenas se isola socialmente.

Por isso, é necessário que os pais acompanhem de perto o comportamento do filho e ajudem para que ele não se torne vítima ou agressor. Prevenção ainda é o melhor remédio!

Bullying são todos os atos de humilhação, intimidação e agressão moral ou física que ocorram de maneira contínua. Ou seja, insultos verbais, apelidos pejorativos, ofensa moral, com teor sexual, exclusão social, chantagem ou tentativa de manipulação psicológica, ataque físico ou material (como destruir pertences, por exemplo), são passíveis de pena e valem, inclusive, para o meio virtual. Portanto, quaisquer atitudes com o objetivo de criar constrangimento psicológico ou social que resultem em sofrimento ou ofensa é considerado bullying e não deve ser encarado como uma implicância natural.

Veja 5 dicas para evitar o bullying
1 – Observe e converse com o seu filho
Será que você sabe o que está acontecendo com seu filho, no dia a dia dele na escola? É natural que ele tenha segredos, mas é preciso ficar atento para que qualquer mudança de comportamento seja rapidamente notada e tratada. Isso vale tanto para um afastamento, no caso de ele estar sendo vítima de bullying, quanto para atitudes mais agressivas, que possam indicar que ele esteja sendo autor do bullying com os colegas. Muito diálogo e observação são essenciais.

2 – Faça visitas à escola
Sabe aquela tarde de folga que você tem? Aproveite para dar uma passadinha na escola, de preferência na hora do recreio. Como encontrou o seu filho? Estava com amigos? Isolado? Caso tenha tempo, procure participar de atividades na escola, como festas, feira de ciências e outros eventos. Seja voluntário em alguma ação social promovida pela escola e fique perto dos seu filho observando-o. Você pode ajudar na organização de jogos e outras atividades que possam colaborar para que o aluno conheça pessoas novas e amplie o seu contato social.

3 – Fique atento aos sinais
Saber identificar se seu filho está sendo vítima de bullying não é tão fácil. Mas é possível. Ele perde frequentemente objetos na escola? Tem reclamado várias vezes de dor de cabeça, dor de estômago ou outros sintomas que não se vê claramente, mas que o impedem de frequentar as aulas? Ele costuma chegar mais tarde ou sujo em casa, com vontade de chorar ou muito irritado? Se mostra triste e inquieto regularmente? Se você respondeu sim a uma ou mais perguntas, fique atento! Procure o professor, converse com ele e, juntos, combinem de acompanhar o aluno mais de perto. Ele pode estar precisando de ajuda.

4 – Ensine sempre
Para garantir que seu filho não vá praticar bullying, é necessário ensiná-lo desde cedo e acompanhá-lo em todas as idades. Ainda na fase pré-escolar, fale que ele não deve bater, empurrar e nem provocar os colegas. Ensine a importância de respeitar os amiguinhos e seja o exemplo no dia a dia. Caso ele faça algo, pergunte se ele gostaria de estar no lugar do colega que sofreu a ação dele e explique que não deve ser feito. Ao ensinar que ações assim são erradas, você ajuda a prevenir o bullying.

Ao mesmo tempo, oriente sobre como agir nos casos em que ele é provocado. Diga para ignorar e procurar ajuda de um adulto ou responsável, podendo ser o professor ou um familiar.

5 – O que é certo e o que é errado?
Em casa, é necessário deixar claro o que é certo e o que é errado. Isso vale tanto para as ações do seu filho quanto para as ações dos outros em relação a ele. Explique que não é normal agredir, ser agredido, intimidar ou ser intimidado. Fale cobre preconceitos, aceitação das diferenças e dê exemplos práticos.

Ensinar em casa e acompanhar o dia a dia dos filhos são iniciativas essenciais para evitar o bullying e até mesmo acabar com esta prática. Conforme previsto na lei anti-bullying, publicada no Diário Oficial da União em 9 de novembro de 2015 e em vigor desde fevereiro de 2016, a escola tem um papel fundamental nesse processo e deve atuar ativamente em prol dessa causa.

E você? Já lidou com o bullying? Conte para gente, nos comentários, se usou outros métodos que não foram citados aqui!

“Pais que se aproximam de seus filhos os terão como amigos”.

A educação infantil influencia toda a vida de uma criança, por isso a importância de ser bem aplicada e com excelência, educação infantil, pais e filhos estão juntos. E as brincadeiras das crianças deveriam ser consideradas atividade mais séria. E se queremos entender nossos filhos, precisamos entender suas brincadeiras. Está comprovado que a criança que não tem oportunidade de brincar e com quem os pais raramente brincam sofre bloqueios e rupturas em seus processos mentais.

O desenvolvimento da criança se dá em meio ao seu dia-a-dia, educação infantil é um investimento importante na vida da criança. As brincadeiras inseridas como atividades para os alunos da educação infantil trazem excelentes resultados, o importante papel que os jogos, as brincadeiras e os brinquedos exercem no desenvolvimento da criança. E junto nesse processo o educador precisa estar ciente da importância de brincar.

Brincar é essencial para a saúde física e mental das crianças, brincar faz parte do processo de formação educativa do ser humano, brincar é fundamental para a vida comunitária e familiar, a criança precisa de tempo para brincar. As necessidades da criança devem ter prioridade. A aplicação de jogos, brincadeiras e brinquedos pode ser um meio para estimular as potencialidades das crianças envolvidas. O brincar é bom, gostoso e dá felicidade, e ser feliz faz ser bondoso e amar o próximo. E ao brincar a criança aprende se desenvolvendo espontaneamente, sem pressão ou medo de errar, mas, com prazer, aprende normas de estar em grupo, desenvolve a socialização e faz amigos.

Prepara-se para o futuro e desenvolve suas potencialidades. A educação infantil precisa ter a brincadeira aplicada. E o método de brincar deve ser aplicado em casa como complemento do trabalho realizado na educação infantil. Portanto, é muito importante os pais brincarem com seus filhos, mesmo que não sejam mais bebês. Não digo preencher todo o tempo da criança com atividades, e sim utilizar o tempo de lazer. Mesmo para quem tem pouco tempo, é possível realizar essas atividades com qualidade. Quinze minutos bem aplicados surtem excelentes resultados. Nunca diga para seu filho: “não me incomode” ou “me deixe”.

Brincando com seu filho você terá a chance de conhecê-lo melhor, de perceber seus sentimentos, pensamentos, desejos e temores. E ao brincar os pais devem se deixar levar pela criatividade dos filhos e pela imaginação, compartilhando sempre. Os resultados aparecerão com mais intensidade. A criança que brinca com os pais é criança feliz e realizada por completo. Todas essas atividades têm regras e limites, e a criança aprende a respeitar o seu tempo e o tempo do amigo com quem brinca.14199172_951655811623816_4567388828818703454_n

SnapChat do Plin Plin

Olá Senhores Pais/Responsáveis,

Pensando em vocês a Pirim Plin Plin desenvolveu mais uma forma de deixá-los mais presentes à rotina escolar de seu filho (a).

Sabemos quão difícil é perder a maior parte do dia de seu filho (a) para ter que trabalhar estudar e dar ênfases as rotinas diárias de nossas vidas.

Por isso criamos uma forma de aproximá-los ainda mais das rotinas diárias de seu filho(a) e acompanhar momentos que acontece só na Plin Plin.

Temos agora um login no Snapchat! Para quem não conhece  o snapchat é uma rede social de mensagens instantâneas voltado para celulares com sistema Android e iOS. O aplicativo pode ser usado para enviar texto, fotos e vídeos e o diferencial é que este conteúdo fica disponível no aplicativo somente 24 horas, após o mesmo é deletado automaticamente.

Então é só você baixar o aplicativo em seu celular, tablet ou redes móveis, criar um login de acesso e adicionar a escola Pirim Plin Plin aos seus contatos. O login/Nome de usuário é: pirimplinplin. Faremos vídeos, fotos durante o dia todo!

Então corre lá e baixe o app e sigam-nos!

Outra novidade, temos muitas mamães e papais de primeira viagem cheia (o) de medos e dúvidas por isso, vamos ajudá-los colocando noticias e matérias semanalmente no facebook e Blog da escola, além das fotos de nossos projetos. Para quem não sabe o Blog encontra-se no site da escola, entre e acesse www.escolapirimplinplin.com.br.

Tenho certeza que com essas novas ferramentas ajudaremos e sanaremos um pouco dessa ausência na vida de cada um de vocês. Esperamos que gostem e acompanhem, fiquem à vontade para nos enviar sugestões, elogios e perguntas atenderemos a todos com satisfação.

 

Cordialmente,

Equipe Gestora Pirim Plin Plin.

 

“Saiba o que seu filho está aprendendo, troque informações, elogie as conquistas e aponte, com carinho, as áreas que precisam ser melhoradas”

Ótima semana a todos!

Segue Matéria da semana! Importante..

Acompanhem!

A maioria dos pais sabe que uma boa formação educacional é importante para garantir um futuro bem-sucedido para os filhos. Porém, quando o assunto é o jeito como a família lida com a educação, alguns deslizes ainda são comuns. O primeiro é dar pouca importância ao aprendizado na infância – no Brasil é exigido por lei que os pais matriculem as crianças na pré-escola aos 4 anos para iniciar a educação básica. Esse começo é essencial para que o pequeno entenda e valorize a questão do aprendizado, diz a pedagoga e mestre em educação Doroteia Bartz, de São Paulo.

Outro erro é encarar a rotina de casa e da escola como coisas independentes, sendo apenas o segundo ambiente o responsável pelo sucesso da aprendizagem. Um levantamento feito pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE)* apontou que priorizar os vínculos entre famílias e escolas é uma das políticas que devem ser adotadas para melhorar o ambiente de aprendizado. A conclusão da pesquisa é que se os pais não acompanham a rotina escolar do filho, o empenho nos estudos fica comprometido e o índice de faltas é maior.

A cumplicidade começa em casa

O recado é o seguinte: seja qual for a idade e a fase escolar do seu filho, interaja com a rotina de estudos e o processo de aprendizagem dele. E acredite, o melhor lugar para isso é em casa. Para começar, crie um ambiente convidativo ao estudo: selecione um espaço com iluminação e temperatura adequadas, além de deixar os materiais necessários acessíveis. É desejável ainda que você ajude a criança a definir um cronograma de tarefas equilibrado, que contemple o momento da lição e também do descanso e das brincadeiras. A hora do estudo é sagrada e deve ser acompanhada de perto pelos pais, assim é possível se inteirar do conteúdo que está sendo trabalhado em sala de aula, auxiliar nas dúvidas e avaliar como está o desempenho da criança. Dessa forma, as dificuldades podem ser percebidas logo e comunicadas à escola para que se busquem estratégias que ajudem o aluno a evoluir, aponta Doroteia. Mais atitudes que capacitam a criança a alçar voos mais altos na vida escolar:

· Estimular a leitura

Ler amplia o vocabulário, a criatividade e os conhecimentos gerais. Filhos que veem os pais lendo livros, revistas e jornais se encantam pelo universo da leitura facilmente.

· Abordar os temas aprendidos na escola

Conversas em família sobre as matérias que estão sendo vistas no colégio ajudam a despertar e a construir o raciocínio e o senso crítico. Para tornar o papo interessante, ilustre-o com matérias de revistas, filmes e até mesmo com passagens que aconteceram no cotidiano de vocês. Os jogos de tabuleiro também podem ser ferramentas úteis, pois ajudam a reforçar a convivência familiar ao mesmo tempo que divertem e exercitam noções de estratégia, planejamento, habilidades pessoais, o respeito às regras e o trabalho em equipe, diz a psicóloga Rosana Augone (SP), que acumula 20 anos de experiência na educação infantil.

Família x escola

A continuidade do trabalho da escola em casa é só uma das etapas a ser considerada quando o assunto é o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos. Para garantir o sucesso da criança, é preciso também interagir com as atividades da escola. Você já participa das reuniões nas quais pais e professores se encontram para debater a evolução do aluno? Ok, mas não é só. Eventos, como a feira do livro, são boas oportunidades para avaliar o aproveitamento da criança e o seu desenvolvimento emocional, além de se aprofundar no conhecimento da proposta pedagógica da escola. Ainda é possível conhecer os pais de outras crianças e os funcionários que interagem com o seu filho. Ao se sentir à vontade com o universo dele, fica fácil ser atuante.

Escola x família

O engajamento dos pais na vida escolar dos filhos só é 100% quando a escola abre as portas, mostra o que espera deles e propicia formas de interação. Na França, por exemplo, existe um projeto chamado Caixa de Ferramentas. Os pais recebem um DVD com informações a respeito do ano letivo e são convidados a participar de reuniões para saber do desempenho dos filhos, como a escola se organiza, como ajudar na lição de casa, além de receber dicas de saúde. Enquanto a moda não pega por aqui, o jeito é dialogar com a escola. Procure coordenadores e professores, pergunte como pode contribuir, reúna-se com outros pais para trocarem informações em grupos de discussão ou até mesmo nas redes sociais, proponha eventos para socialização. A gente bem sabe que a vida é corrida e que, às vezes, parece não haver tempo suficiente para atuar em todas as áreas que nos solicitam, mas, nesse caso, o retorno será gratificante. É preciso entender de uma vez que a nota é apenas a consequência de um processo maior. De fato, nada ocorre se a criança em questão não tiver empenho e vontade, mas com a família por perto para estimulá-la e dar suporte tudo fica mais agradável.

Att,
Equipe Gestora.
Pirim Plin Plin

NOVOS MEIOS DE CONTATO

Senhores Pais/Responsáveis:

 

Para melhor atendê-los, a partir de 21/05/15 teremos novos contatos de e-mail. Fiquem atento aos endereços especificados abaixo:

Para falar com a secretaria da escola o novo endereço de e-mail a partir de 21/05/15 será: contato@escolapirimplinplin.com.br

Para falar com o setor financeiro o novo endereço de e-mail a partir de 21/05/15 será: financeiro@escolapirimplinplin.com.br

Para falar com a coordenação da escola o novo endereço de e-mail a partir de 21/05/15 será: coordenacao@escolapirimplinplin.com.br

Também teremos um novo contato online, o qual poderá nos contatar por mensagens instantânea ao vivo. Basta nos adicionar no SKYPE. Login: facebook:pirimplinplin

Maiores informações contatar a secretaria da escola.

Atenciosamente,

À Direção

Dia dos Professores 15/10

Srs. Pais/Responsáveis

Neste 15 de outubro, queremos homenagear as professoras do Pirim Plin Plin que dedicam suas vidas ao cumprimento da importante missão de transmitir conhecimentos, fortalecer vínculos, despertar talentos, acolher e agregar toda a comunidade escolar a favor da Educação. 

Amanhã TERÇA – FEIRA 15/10/13 não haverá aula para as turmas do JARDIM I, JARDIM II E JARDIM III.

Berçário, Mini-Maternal e Maternal só terão aula os alunos que forem de período integral de 08,10 e 12 horas. Período de 04 e 06 horas não haverá aula.

Atenciosamente,

 

Equipe Pedagógica PIRIM PLIN PLIN

Decisão Reunião de pais 03/08

COMUNICADO ENVIADO VIA AGENDA EM 02/08/2013!

Senhores Pais/Responsáveis:

De acordo com a votação enviada no comunicado anterior 90% dos responsáveis optaram pela opção:

Envio das atividades executadas no 1º semestre de 2013 na sexta feira e a pauta da reunião por e-mail ou agenda. Agendar um dia da próxima semana de segunda a sexta feira das 16:00 as 18:00 hrs para conversar com a professora se houver dúvidas ou necessidade.

Sendo assim hoje 02/08 seguirá pauta do que seria tratado na reunião via agenda e atividades que foram executadas no 1º semestre 2013.

Na terça 06/08 seguirá relatório de desempenho do 1º semestre de 2013 via agenda de cada aluno individual.

Aqueles que quiserem conversar com a professora pessoalmente marcar horário por telefone com a secretaria na segunda-feira 05/08 os horários serão agendados de terça a sexta-feira das 16:00 as 18:00.

Agradecemos a colaboração de todos que participaram e opinaram para melhor comunicação entre escola e a família.

Equipe Pirim Plin Plin

Reunião de Pais 03/08/13

COMUNICADO ENVIADO VIA AGENDA EM 31/07/13

Senhores Pais/Responsáveis:

Com o objetivo de inovar e de oferecer um programa de aperfeiçoamento na comunicação entre docentes e familiares da escola, daremos as seguintes sugestões para reunião que está programada para 03/08 sábado. Favor assinalar e devolver na agenda o que for de sua preferência.

( ) Envio das atividades executadas no 1º semestre de 2013 na sexta feira e a pauta da reunião por e-mail ou agenda e agendar um dia da próxima semana de segunda a sexta feira das 16:00 as 18:00 hrs para conversar com a professora se houver dúvidas ou necessidade.

( ) Comparecimento á reunião no sábado dia 03/08.

Favor responder no máximo até quinta-feira para assim decidirmos por meio das sugestões a melhor forma para todos.

Atenciosamente,
Equipe Pirim Plin Plin