Escola Pirim Plin Plin

A Escola Pirim Plin Plin reflete o principio de que a criança tem acesso,
desde que nasce aos conhecimentos e valores produzidos culturalmente
em família e nos grupos sociais de que participa
e aqueles difundidos por meio das mídias.
Desse modo ela é sujeito ativo, consumidor e produtor cultural.
Disso decorre que o conhecimento só terá sentido para ela se as aprendizagens
forem necessárias ao convívio social e ao seu cotidiano,
bem como se ela também puder dialogar com esses saberes,
fazendo hipóteses sobres eles.

Embora controverso, a integração da Educação Infantil ao sistema educacional
impõe a concepção de um currículo a essa modalidade de ensino,
que trabalhe as aprendizagens, diferenciando-as e articulando-as.
O currículo desse segmento deve garantir que as crianças tenham
experiências variadas com as diversas linguagens, reconhecendo que o mundo
no qual estão inseridas, por força da própria cultura,
é amplamente marcado por imagens, sons, falas e escritas.
Nesse processo, é preciso valorizar o lúdico, as brincadeiras e as culturas infantis.

Assim, as aprendizagens trabalhadas na Educação Infantil são concebidas na escola
para propiciar o contato com os múltiplos saberes de forma significava.
Assim, o jogo e o brinquedo são trabalhados como importantes formas de aprendizado,
em que a criança articula o conhecimento em relação ao mundo.
Da mesma forma são trabalhados o respeito e a preservação da natureza,
a observação, o estimulo a autonomia e a construção da identidade da criança,
visando ao desenvolvimento da criatividade, da curiosidade,
do senso critico e do valor estético e cultural.

É preciso então, que as atividades propostas no material didático
sejam efetivamente vivenciadas, por meio de ações físicas sobre o mundo
– pegar, apertar, cheirar, experimentar, saltar, apalpar etc.
Posteriormente, acrescenta-se a esse tipo de exploração
a ação simbólica – imitar, falar, perguntar, brincar, desenhar, modelar, imaginar.
Só então fará sentido registrar os resultados das vivências
ou representar os conhecimentos aprendidos nas páginas do material,
pois é consequência da experiência representará uma
oportunidade para a criança reelaborar suas aprendizagens.

Na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem
tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências
que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências,
sempre partindo de interações e brincadeiras como base.
Essas aprendizagens, portando, constituem-se como objetivos de
aprendizagem e desenvolvimento.

As propostas de atividades foram elaboradas sempre com o foco na apropriação
dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento apresentados
nos cinco campos de experiência da BNCC:

O eu, o outro e o nós;
Corpo, gestos e movimentos;
Traços, sons, cores e formas;
Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Adaptação
A adaptação consiste numa série de passos que facilitam a entrada da criança
na rotina escolar, pois sabemos que é gradativo o processo
de fazer novas ligações afetivas.

Sempre acompanhada de perto pelos pais e sem um período determinado,
uma vez que cada criança tem seu ritmo e cada família suas características próprias.

Materiais Pedagógicos
Utilizamos o material didático SISTEMA DE ENSINO DOM BOSCO
a partir das turmas de MINI – MATERNAL
(crianças a partir de 1 (um) ano de idade.
Este conteúdo serve de apoio ao professor para que o mesmo possa desenvolver,
junto ao aluno, pesquisas, projetos e elaboração de trabalhos pedagógicos
voltados para a proposta do Colégio.

Equipe Profissional
Temos uma equipe qualificada, em constante processo de atualização
e comprometida com a proposta pedagógica,
preparada para desenvolver habilidades e competências nos alunos.

Nossos professores contam com a orientação e supervisão
de um Coordenador Pedagógico.

As turmas de Educação Infantil também contam com uma auxiliar de classe
e professores especialistas nas aulas diversificadas.

Profissionais de Apoio
Contamos também com uma equipe multidisciplinar para apoio a pais e docentes,
e desenvolvimento de um trabalho preventivo
junto aos alunos na área da Saúde, com psicopedagoga,
psicóloga e nutricionista terceirizados.

⦁ Aulas extras curriculares para crianças a partir de 3 anos de idade;
⦁ Aula Multimidia equipadas por um tablet por aluno;
⦁ Aula de Ballet;
⦁ Aula de judô;
⦁ Aula gastronômica;
⦁ Projeto Integrador de Inclusão Social;
⦁ Músicas;
⦁ Teatro;
⦁ Educação ao Transito;
⦁ Horta;
⦁ Datas comemorativas e festas;

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